segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Robalo com molho de limão. Mais uma para o verão.

Faz tempo que não colocava uma receitinha aqui. Quando não há inspiração é assim, não adianta forçar a barrar que a receita desanda. Das ultimas vezes que vim a BH aconteceram coisas extraordinárias. Eu e minha mãe na cozinha juntos era uma das coisas mais inimagináveis na face da terra. Era mais fácil um negro ser presidente dos EUA que nós dois nos entendêssemos nas panelas. Os paradigmas vão caindo e minha mãe me aceitou dentro dos seus domínios como um parceiro. Isso é um mega orgulho, por que quem a conhece sabe. Ela manda bem demais. Um dia desses de verão aqui em Minas ela me convocou para fazermos um peixinho. Coisa simples como ela gosta de dizer. Acho que para aumentar os aplausos que virão no final. Preparamos um arroz. Da mesma maneira de sempre, só que para variar ela caprichou e antes de colocar a água, no fim da torração do arroz colocou uma pitada de açafrão. Isso fez toda a diferença, depois disso, duas folhinhas de louro que foram cuidadosamente quebradas no meio para liberar toda sua essência e tampa na panela já com a água cobrindo o arroz. O jeito dela fazer o peixe é muito bacana e adotei como meu também. Fazemos no vapor. Colocamos uma panela com água fervente embaixo de um simples escorredor de macarrão com o peixe embrulhado em papel alumínio e seus temperos, que foram alecrim fresco, manjericão, também fresco, pimenta do reino moída na hora e sal. Regue a branca carne do peixe com o melhor azeite e coloque-o deitado no escorredor de macarrão. Deixe por 10 a 15 mim. Vá vigiando sempre. Enquanto isso separe uma coalhada. Isso mesmo uma coalhada. Será ela nossa base para o molho de limão. Raspe a casca de um limão, depois de bem lavado, de maneira bem fina. Coloque as casquinhas, que chamamos de zesto, dentro da coalhada. Esprema o limão raspado e coloque o caldo também na coalhada. Tempere com sal, pimenta do reino moída na hora e coloque alguns grãos de erva doce. Minha mãe não quis que eu colocasse, mas como bom menino desobediente que sempre fui, segui meus instintos. Ficou muito bom. Coloque toda essa mistura em um recipiente que possa ser levado em banho-maria. Faça o banho-maria e vá misturando sempre e acertando o sal. Se precisar corrigir a acidez o truque é o açúcar. Cuidado somente para não virar um iogurte de limão. O açúcar tem que ter a exata porção somente para cortar a acidez. Caso queria, aproveite a água fervente e coloque por lá alguns legumes para acompanhar. Meu favorito nesse caso são os aspargos frescos. Faça um molho bem rápido com mel, limão e gengibre e deixe derramar pelos aspargos delicadamente deixados passados um pouquinho do AL dente. Sirva seus convidados com um belo vinho branco gelado. Depois me contem como foi. Já posso dizer que o Leo Iglesias aqui em casa comeu até não se agüentar.

Nenhum comentário: