terça-feira, 2 de setembro de 2008

Luz demais atrapalha

Então, cidade nova, vida nova. Depois de um ano em Brasília, minha querida Brasília vim desbravar o sul. To na terra dos gaudérios. Os grandes pampas gaúchos. Aportei por aqui numa sexta-feira nervosa. Daquelas movimentadas, trânsito, caos, buzinas. De repente me vi no meio de uma cidade. Foi aí que percebi que fazia tempo que não sabia o que era viver numa cidade. Vivi em Brasília por pouco mais de um ano. Tempo suficiente para nossas mentes cartesianas se adaptarem à lógica e à métrica da cidade planejada. Foi fácil. QRWS, Asa sul, Norte. QI 25. Dizendo assim parece que são endereços de prateleiras de bibliotecas, mas é nesses locais que moramos lá. Um dia um amigo me disse que em Brasília as pessoas não moram, são arquivadas. Verdade quer seja pelos endereços, ou pelos espaços, que são escassos numa cidade que não pode mais crescer. Mas enfim, o planalto central ficou pra trás. Agora os pampas. Meu novo desafio. A chegada em POA foi um mergulho direto no caos. Posso dizer, que ali naquele momento, passeando pelas ruas onde Quintana vira há tempos, senti uma coisa boa. Não sabia que estava com saudades daquelas cidades. Cidades com jeito de cidade, com centro da cidade, esquinas, becos, muros sujos, pixados, desordem, caos na ordem. Ah, que bom! Ganhei um pouco de escuridão no meio da minha luz. Começamos bem, eu e a cidade. Bons ventos vindos do sul.

2 comentários:

Paulinha Cardoso disse...

Oi Arturo!!!!

Amei teu texto, fico feliz que tenha curtido a minha cidade. Ela é bem isso, um caos na ordem. Espero que sua estada aqui seja boa e que ache logo um teto pra ti!!! Grande Beijo.
Paula Cardoso

Paula disse...

Arturo !! Olha eu aqui... Eu e a Ana Luisa, que ainda está na barriga mas á sabe curtir boa leitura ! Desejo a vc mais caos, mais ordem, tudo em desequilíbrio, pra vc aproveitar a vida e não deixar nadinha passar. :) Bj