domingo, 27 de julho de 2008

Almoço de Domingo

Domingo. Uns amam, outros odeiam. Mas não é um dia que podemos dizer ser uma quarta-feira qualquer. Quarta tem jeito de meio do caminho. Não é nem inicio nem fim da semana. Coisa esquisita. Feriado em quarta-feira só não é pior que feriado no domingo. Que já nasceu feriado. Foi Deus quem disse!

É aquela beleza. Familiada e os agregados, todos reunidos. Esses domingos me lembram aquela música do Titãs, Família - cachorro, gato, galinha... Eu sempre tive vontade de dar uma turbinada nesses almoços de domingo. Sair do churrasco, frango, macarrão. Mas num dá pra fazer um almoço de ação de graças americano nos nossos domingos, mas rola uma caprichada. Vamos de frango mesmo. Como não podia deixar de ser, assado. As mudanças devem ser lentas e graduais. Já ouviram isso? – Perguntem aos seus pais. Uma das minhas ex-namoradas comia somente frango como opção de carne. Tive que me virar pra sair do lugar comum. Tenho uma pequena coleção de receitas de frango, e confesso, adoro um bem feito.

Vamos fazer um frango assado pra 6 a 8 pessoas. Um frango de uns cinco quilos. Digamos que um desses é quase um peru. Mas assim é melhor. Peguemos a ave, já devidamente limpa e deixamos reservada em uma vasilha na geladeira. Precisaremos de ovos. De dez a doze ovos. Separamos as claras das gemas. Utilizaremos somente as claras. Bateremos antes do ponto de neve. Bater na mão, ok? Nada de batedeira. Isso influi diretamente no ponto que precisaremos atingir. Chegaremos a um ponto coeso, firme, mas sem ser em neve. Depois de batidas colocaremos duas mãos generosas de sal grosso nas claras. Depois disso colocaremos essa mistura envolvendo o frango. Isso mesmo. Envolveremos nossa ave nesse preparado de clara com sal grosso. O mesmo sal que usamos para salgar a carne do churrasco. Colocamos o bichinho no forno pré-aquecido a 200 graus e o deixamos lá por 45 minutos. Criar-se-á uma fina camada enrijecida da clara com o sal. Tire-o do forno e quebre suavemente a camada de sal com um martelo de amaciar carne. A pele deve estar dourada e bem fina. Toda a gordura do frango está na clara de ovos. Foi tudo absorvido pelo sal. Sirva com um purê de batatas doces. Faz-se da mesma maneira que o de batatas normais. Querem a receita? Batatas cozidas na água. Passe-as no amassador manual. Manteiga na panela em fogo baixo. Manteiga derretida passe a massa de batatas pela panela. Vá juntando aos poucos um pouco de leite desnatado e mexa sempre. Ao final, desligue o fogo e coloque salsinha desidratada e noz moscada. Darão um toque suave ao pire também três colheres de creme de leite. Uma dica também para esse prato é uma entrada com uma boa salada. Folhas de rúculas frescas e lavadas. Alfaces americanas e crespas. Folhas displicentemente rasgadas com as mãos. Tomatinhos cerejas cortados em cruz. Fatias finas de mangas e morangos. Caso queiram coloquem também bolinhas de mussarela de búfala. Eu gosto da minha salada somente com azeite. Mas se quiserem façam um molho de iogurte azedo. Fácil demais de fazer. Um iogurte desnatado. Sal, azeite, orégano, salsinha desidratada, misture tudo numa vasilha e pronto. Deve ficar um molho fino. Quase aguado mesmo.

Depois de um almoço de domingo desses até a segunda-feira fica boa. Bebida é água. Comida é pasto. Você tem fome de quê?

Nenhum comentário: