domingo, 26 de outubro de 2008

Risoto de camarões com laranja

Novos ventos e rumos do sul. O frio deu lugar à luz e ao calor. As coisas começam a se encaixar, os pingos nos is e nos jotas. O primeiro prato da casa nova é uma ode ao verão. Engraçado isso né? O Verão no sul. Achei que seria frio sempre. Mas nada é para sempre. Bom, risoto de camarões com laranja é um prato leve que trás a cara da nova estação. Leve, colorida e saborosa. Sabores bem distintos que se misturam e convivem em harmonia.
Receita:
Arroz arbóreo 2 xícaras bem generosas.
300 gramas de camarões médios limpos e sem cascas.
Faça o fundo do risoto da seguinte maneira: corte duas cenouras inteiras em rodelas, um ramo de alecrim fresco, 6 dentes de alho, duas cebolas cortadas em cruz, tempero de caldo de galinha, ou legumes, em pó. Deixe ferver. Enquanto isso frite o seu arroz, sem lavar, no azeite de oliva. Quando os grãos criarem uma pequena marca branca no meio coloque um cálice de vinho branco seco. Dica, nunca use na panela um vinho que não beberia. Deixe o álcool evaporar. Comece a regar o arroz com o caldo, somente o caldo do fundo de legumes que fizemos. O segredo do risoto é o ponto. Trabalhe o ponto do arroz como goste. Eu prefiro bem cozido. Não sou fã das massas AL dente. Bom, vá regando seu risoto e mexendo sempre. Vamos fazer o suco de duas laranjas, coe e reserve. Iremos reduzir o suco e finalizar o risoto com ele. Reduzir é levar ao fogo baixo e fazer com que ele engrosse, ou no caso do suco concentre o sabor com a evaporação da água. Corte em fatias finas o parmesão. Não compre ralado. São sempre as sobras dos queijos. Queijo fresco é sempre melhor. E o parmesão tem um óleo que sempre realça o sabor. Então compre um pedaço generoso de parmesão e corte-o em fatias finas. Pegue os camarões limpos sem tempero algum, e de uma puxada no azeite. Como fazer isso? Azeite quente numa frigideira e passe os camarões. No máximo por um minuto e meio. Retire-os da panela. Coloque os no arroz. Depois que o risoto atingir o ponto que deseja desligue a panela e vamos finalizar com o seguinte: o caldo de laranja reduzido. Mexa para se misturar ao arroz. Depois pegue o queijo e coloque no risoto. Mexa para derreter. Depois, coloque uma colher de manteiga para que traga o brilho do risoto. Para apresentação do prato corte fatias finas de laranja e decore o prato com meias fatias e com ramos de alecrim. Deixe o azeite à mão dos seus convidados. Aproveite para o verão. Sirva com um champagne gelado ou um bom chardonay branco.
Parece sofisticado né? Mas sabiam que o risoto, a paella e a feijoada tem o mesmo fundamento? São sobras de comidas que as pessoas começaram a aproveitar. Em épocas de crises sempre temos que nos recriar e humanidade é cheia desses momentos. Os meus ancestrais negros escravos nos deram a feijoada. Deliciosa e caríssima em restaurantes de todo o país. Os meus ancestrais Italianos nos deram essa mistura de massa com frutos do mar e legumes da região. Assim, as misturas sempre somam na nossa vida. Misture as laranjas com camarões e arroz e chame amigos de turmas diferentes que nunca se viram e divirtam-se!!! Quem sabe de um almoços desses num sai um casamento entre seus amigos solitários?

Nenhum comentário: